A ex-candidata presidencial Marisa Matias comentou, esta quinta-feira, a atual crise política que se vive em França, depois de ter sido dada 'luz verde' ao aumento da idade da reforma de 62 para 64 anos.
"Em França, [Emmanuel] Macron silenciou os representantes eleitos do povo francês, ao aprovar uma reforma do regime das pensões à revelia do que é a vontade da maioria", começou por escrever a bloquista, referindo-se à alteração acima referida, que tem gerado um grande clima de tensão, e, para além de greves e manifestações, têm sido feitas algumas detenções.
"Agora quer silenciar os protestos do povo com uma repressão brutal e prisões arbitrárias.", remata a bloquista.
A acompanhar as declarações, Marisa Matias partilha também um vídeo do GUE/NGL, um grupo do do parlamento Europeu compostos pelo partido a Esquerda Unitária Europeia e pela Esquerda Nórdica Verde.
Nas imagens partilhadas pelos parlamentares denunciam estrangulamentos, ataques contra a liberdade de imprensa e outras humilhações.
Em França, Macron silenciou os representantes eleitos do povo francês, ao aprovar uma reforma do regime das pensões à revelia do que é a vontade da maioria. Agora quer silenciar os protestos do povo com uma repressão brutal e prisões arbitrárias. https://t.co/88WR0VU8kV
— Marisa Matias (@mmatias_) March 23, 2023
Leia Também: Manifestantes bloqueiam transportes e refinarias em França