Venda de terrenos para construção ao Estado isenta de mais-valias

Os ganhos resultantes das vendas de terrenos para construção ficam isentos de mais-valias quando sejam alienados ao Estado, regiões autónomas, entidades públicas na área da habitação ou autarquias.

Notícia

© Lusa

Lusa
28/11/2023 16:43 ‧ 28/11/2023 por Lusa

Política

OE2024

Este benefício fiscal resulta de uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) subscrita pelo PS e hoje aprovada com os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal e PAN, a abstenção do Chega e o voto favorável dos restantes partidos.

A medida alarga, assim, aos terrenos para construção, o regime de isenção de mais-valias em sede de IRS e de IRC dos ganhos provenientes da venda deste tipo de imóvel quando o comprador é uma daquelas entidades.

Este regime de isenção está previsto no programa Mais Habitação, mas cingia-se aos imóveis de habitação. A proposta do PS visa incentivar a venda de terrenos para construção não utilizados ou sem estarem em vias de edificação, "permitindo a construção por partes das entidades públicas e uma maior oferta pública de habitação".

O debate e votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) entrou hoje no quarto dia, estando a votação final global agendada para quarta-feira.

Leia Também: Passe ferroviário nacional de 49€ alargado a mais comboios

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas