Odete Santos? "Uma das mulheres mais destacadas da vida política"

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) lamentou hoje profundamente a morte da antiga dirigente e deputada comunista Odete Santos, que recorda como "uma das mulheres mais destacadas da vida política portuguesa".

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Getty Images

Lusa
27/12/2023 16:47 ‧ 27/12/2023 por Lusa

Política

Odete Santos

Em comunicado, o PEV -- que integra a Coligação Democrática Unitária com que o PCP concorre às eleições -- considera que Odete Santos se destacou sobretudo como deputada à Assembleia da República, "a partir do brilhantismo das suas intervenções parlamentares".

"A sua frontalidade, a paixão que imprimia às suas intervenções, a sua determinação e a sua assertividade no confronto das ideias políticas, fizeram de Odete Santos uma parlamentar inteiramente reconhecida e respeitada por todos os deputados dos mais diversos quadrantes políticos", refere o partido, que perdeu o assento parlamentar nas últimas eleições legislativas.

O PEV destaca a intervenção política de Odete Santos ligada à defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres.

"A dedicação a causas como a despenalização da interrupção voluntária da gravidez ficaram bem plasmadas na sua atividade parlamentar, mas também no seu comportamento cívico, onde, como advogada, se predispôs a auxiliar mulheres com parcos recursos acusadas de terem recorrido ao aborto clandestino", referem "Os Verdes".

Para o partido, o nome de Santos ficará ainda ligado a outras conquistas, como os julgados de paz, a procriação medicamente assistida ou a legislação laboral em defesa dos trabalhadores.

"Odete Santos protagonizou a cada momento da sua intervenção política a defesa dos valores de Abril, da liberdade, da igualdade, da democracia e do desenvolvimento", sublinha o PEV, lembrando ainda as suas experiências no teatro e na poesia.

Expressando as suas condolências a família, amigos e ao PCP, o partido considera que "o país perdeu hoje uma das mulheres mais marcantes da vida política portuguesa, uma das mulheres inteiramente dedicada à conquista e à consolidação da democracia".

A antiga deputada e dirigente comunista Odete Santos morreu aos 82 anos, anunciou hoje o Secretariado do Comité Central do PCP.

"É com profundo pesar que o Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de Odete Santos aos 82 anos de idade e transmite à família as suas condolências", refere uma nota hoje divulgada.

Nascida em 26 de Abril de 1941, na freguesia de Pêga, concelho da Guarda, Maria Odete Santos era advogada, aderiu ao PCP em 1974 e foi deputada à Assembleia da República entre 1980 e 2007, tendo exercido também vários cargos a nível partidário e autárquico, em Setúbal.

Leia Também: "Fica na memória". Costa recorda "acutilância" e "humor" de Odete Santos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas