Meteorologia

  • 11 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 24º

Ferreira Leite lamenta cedência no IRC, "erro" que "prejudica" Pedro Nuno

Na opinião da antiga ministra das Finanças mostrar "repulsa" pela "redução do imposto" foi um "erro estratégico" do atual líder do PS e "candidato a primeiro-ministro".

Ferreira Leite lamenta cedência no IRC, "erro" que "prejudica" Pedro Nuno
Notícias ao Minuto

11/10/24 09:15 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

Política OE2025

A antiga ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, lamentou, na quinta-feira, em entrevista à SIC Notícias que a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE205) não inclua uma maior descida do IRC, como pretendia o Governo PSD/CDS.

 

Na opinião da antiga ministra das Finanças, o líder do PS, Pedro Nuno Santos, cometeu um "erro estratégico" e vai sair mesmo "prejudicado" por afirmar "de forma tão categórica a sua repulsa por uma redução do IRC".

"Quando há um candidato a primeiro-ministro que não aceita a redução do imposto e tem uma repulsa tal que diz que é só uma vez e nunca mais, já está a anunciar que, quando vier outro governo, [o IRC] vai aumentar. É um erro estratégico. Acho que o prejudica", determinou Ferreira Leite.

Para a também antiga líder do PSD, a medida iria melhorar a competitividade das empresas, "o grande problema de Portugal e que “impede o crescimento [do país] e tem levado ao seu empobrecimento".

Quanto ao IRS Jovem, Ferreira Leite revela que não ficou "incomodada" essa cedência do Executivo ao PS, defendendo, contudo, que não são os impostos a impedir os jovens de emigrar, mas sim a "perspetiva de futuro".

A antiga governante social-democrata não acredita num eventual chumbo do OE2025, uma vez que "ninguém poderá desejar esse mal ao país".

Já sobre as acusações do líder do Chega, que acusa o primeiro-ministro de mentir e esconder convites ao Chega para integrar o Governo, Ferreira Leite argumentou que "nem os apoiantes do Chega acreditam no que ele está a dizer".

"É verdadeiramente um elemento de distração e não da discussão que interessa para o Orçamento", concluiu.

Leia Também: Acusações 'assombram' OE. Que se passa entre Montenegro e Ventura?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório