O almirante Henrique Gouveia e Melo deverá passar à reserva já no final deste mês de dezembro, abrindo caminho para o anúncio de uma eventual candidatura presidencial. A decisão foi comentada no programa Linhas Vermelhas, de segunda-feira, na SIC Notícias.
Para Cecília Meireles a decisão é "a mais correta" tendo em conta que é cada vez mais certo que o almirante vai candidatar-se a Presidente da República.
Porém, lembra que "ainda falta muito tempo" para estas eleições e acusa Gouveia e Melo de "estar a antecipar uma eleições", quando ainda existem umas eleições autárquicas pelo meio.
"Pode depreender-se que está a fazer um caminho para candidato, o que não é novidade", afirmou, referindo depois aquela que é a sua opinião sobre o mesmo
"Tem um ponto grande a favor. Tinha uma missão difícil [na pandemia] e desempenhou-a com brio", porém, lembrou, de todos os candidatos é aquela "que conhecemos pior".
"Não conheço a opinião dele numa série de assuntos relevantes", lembrou, voltando a reforçar que o homem que liderou a taskforce da vacinação contra a Covid-19 está a "antecipar o calendário das eleições".
Recorde-se que Gouveia e Melo é apontado como candidato às eleições presidenciais mas, até ao momento, não confirmou definitivamente qualquer posição. O almirante informou no final de novembro o Conselho do Almirantado da sua indisponibilidade para continuar na chefia do Estado-Maior da Armada, terminando o mandato em dezembro, de acordo com fontes militares ouvidas pela Lusa.
Leia Também: Afinal, Gouveia e Melo deverá passar à reserva já no final deste mês