'Souplesse' de Di María no suplício europeu. As notas do Benfica-Toulouse

Os encarnados venceram a custo o Toulouse na primeira mão dos play-offs de acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa. Ángel Di María foi a grande exceção numa exibição cinzenta do Benfica.

Notícia

© Getty Images

David Silva
16/02/2024 08:00 ‧ 16/02/2024 por David Silva

Desporto

Análise

A palavra francesa souplesse ainda não consta no dicionário da língua portuguesa, mas entra frequentemente no nosso léxico para descrever habilidade, astúcia, ou leveza. Três adjetivos que se aplicam na perfeição a Ángel Di María, que aos 35 anos, ditou mais uma vitória do Benfica, desta feita na Liga Europa, diante do Toulouse. 

Marcou dois golos de grande penalidade, é certo, mas com grande perícia, olhando o jovem Restes fixamente antes de atirar a bola para o fundo das redes. Além disso, foi o 'motor' dos encarnados a nível ofensivo. 

Foi a grande exceção no meio do suplício que tem sido a equipa de Roger Schmidt na sua versão europeia, nesta temporada. Se na época passada o Benfica foi uma das grandes sensações da Liga dos Campeões (Di María assistiu a isso em primeira mão, do lado da Juventus), os encarnados 'presentearam' os adeptos na Luz com mais uma exibição que teve direito a assobiadelas. 

Depois de uma primeira parte com várias oportunidades, em que o Benfica foi claramente superior em todos os domínios, faltou pontaria aos encarnados (ao intervalo, tinham 12 remates, apenas um enquadrado). Rafa Silva, João Mário e Arthur Cabral tiveram chances de golo.

O golo acabou por chegar na passagem da hora de jogo, com uma grande penalidade caída do céu após mão de Logan Costa. Di María não tremeu. Poucos minutos depois, a defensiva benfiquista 'desligou', com um mau alívio de Aursnes seguido da complacência de António Silva, a resultar no golo de Desler.

Uma nova grande penalidade, já aos 90+5', ganha pelo jovem Marcos Leonardo, acabou por beneficiar o Benfica. Di María marcou o segundo da noite e deixou o Benfica em vantagem para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa, que se joga no Estádio do Toulouse na próxima semana.  

Figura 

Ángel Di María foi o marcador dos golos benfiquista, com muita classe, e orquestrou o jogo ofensivo do Benfica com mestria. Ofereceu o golo a Rafa Silva na primeira parte, mas o português não conseguiu definir da melhor forma. A experiência do argentino foi vital.

Surpresa

João Mário tem figurado mais vezes na categoria de "desilusão" do que nesta, mas há que dizer que o português teve uma exibição melhor do que a média nesta temporada, com dois remates perigosos na primeira parte. Ficou a centímetros do golo em ambas. 

Desilusão 

António Silva não esteve a um bom nível nas ocasiões em que realmente foi necessário, nomeadamente na jogada do golo do Toulouse. Após um 'balão' de Aursnes, em zona pouco recomendável, António Silva não atacou a bola de cabeça e permitiu uma série de ressaltos que acabaram no golo dos franceses. 

Treinadores

Roger Schmidt foi assobiado pelos adeptos, mas na primeira parte o Benfica teve uma produção ofensiva muito boa, não descurando o equilíbrio defensivo. Faltou finalizar com sucesso. Ainda assim, a segunda parte dos encarnados foi sofrível e esteve em vias de empatar com um dos últimos classificados da Ligue 1. Schmidt permitiu que a equipa 'desligasse' na segunda metade, algo pouco recomendável. 

A equipa de Carles Martínez teve o mérito de disputar o encontro, apesar de ter sido 'banalizada' na primeira metade do jogo. Claramente, as invidualidades do Toulouse estão um furo abaixo do Benfica, bem como as soluções no banco. Portanto, o espanhol só pode ficar satisfeito com o resultado, que fica em aberto. 

Árbitro

O juiz lituano Donatas Rumsas teve uma exibição praticamente imaculada, até pelo bom aconselhamento do seu VAR. Só deu cartões amarelos praticamente no final do jogo, quando o Toulouse entrou de forma mais dura sobre os encarnados, e esteve bem no ajuizamento das grandes penalidades. O VAR demorou bastante na análise do primeiro golo.  

Leia Também: Schmidt explica mexidas que geraram assobios e assume: "Foi complicado"

Leia Também: Bis de penáltis 'salva' Benfica. Encarnados visitam Toulouse em vantagem

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Lenda francesa assistiu ao Lens-PSG totalmente 'camuflada'

Taça de França

Lenda francesa assistiu ao Lens-PSG totalmente 'camuflada'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas