Aí está mais uma página de história no andebol português. A seleção nacional surpreendeu a vizinha Espanha, uma das equipas mais fortes da modalidade, e venceu, esta sexta-feira, por 35-29, em jogo da segunda jornada do Grupo III da Ronda Principal do Mundial.
Um triunfo categórico dos Heróis do Mar em Oslo, na Noruega, e que valeu uma passagem histórica aos quartos de final da maior competição de seleções. É a também a primeira vez que a equipa das quinas derrota a Espanha.
Depois do empate frente à Suécia, a equipa de Paulo Jorge Pereira voltou a repetir uma exibição de luxo, muito por conta das prestações de Francisco Costa e do guarda-redes Diogo Rema Marques, que foi até eleito o melhor jogador em campo.
Depois de uma primeira parte muito equilibrada, os espanhóis seguiram para o intervalo com uma curta vantagem (16-15). A equipa das quinas exibiu-se a altíssimo nível durante a segunda parte, sobretudo na reentrada, que valeu a presença inédita nos quartos de final. A Espanha, que estava obrigada a vencer, foi eliminada do Mundial de andebol.
Na próxima jornada e que fecha a Main Round, Portugal vai defrontar o Chile no domingo. Partindo do princípio de que a Suécia ganha esta sexta-feira ao Brasil, uma vitória diante dos chilenos valerá a liderança do grupo III, um jogo com a Alemanha nos quartos de final e permitirá evitar a Dinamarca, tri-campeã do Mundo em título.
𝐈𝐇𝐅 𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝 𝐂𝐡𝐚𝐦𝐩𝐢𝐨𝐧𝐬𝐡𝐢𝐩 𝟐𝟎𝟐𝟓
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) January 24, 2025
𝙷𝙸𝚂𝚃𝙾́𝚁𝙸𝙲𝙾!!!! ️️️ Portugal entre as oito melhores do mundo pela primeira vez 🥹🇵🇹
©️ Saša Pahič Szabó / kolektiff#heroisdomar #portugal #andebolportugal #inspiredbyhandball pic.twitter.com/UOlMvZL8z5
Leia Também: Suécia mete o travão, mas Portugal mantém sonho dos 'quartos' do Mundial