IGCP vai emitir menos dívida de longo prazo do que o previsto em 2024

O IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública anunciou hoje que vai emitir um montante inferior em dívida de longo prazo e superior em dívida de curto prazo este ano face ao inicialmente previsto.

Notícia

© iStock

Lusa
24/09/2024 16:56 ‧ 24/09/2024 por Lusa

Economia

IGCP

"As emissões de Obrigações do Tesouro (OT) estimam-se que atinjam 15 mil milhões de euros em 2024 (uma diminuição de cerca de 1.000 milhões de euros comparativamente à estimativa apresentada na atualização do programa de financiamento para o 3.º trimestre)", indicou a instituição liderada por Miguel Martín, na atualização, para o 4.º trimestre de 2024, do Programa de Financiamento da República Portuguesa.

 

Por outro lado, o financiamento através de Bilhetes de Tesouro (BT) deve aumentar em 2024, "de uma estimativa no terceiro trimestre de 3,4 mil milhões de euros para 4,8 mil milhões de euros".

A agência que gere a dívida portuguesa prevê a "emissão de OT de 750 a 1.000 milhões de euros através de leilão" no quarto trimestre, indicando que o "montante indicativo e as linhas de OT a reabrir serão anunciados ao mercado até três dias úteis antes do leilão".

Além disso, estão previstos dois leilões de BT no segundo trimestre, ambos com um montante indicativo de 750 milhões de euros a 1.000 milhões de euros.

O primeiro leilão está previsto para 16 de outubro e o segundo está agendado para 20 de novembro.

A agência destaca, como habitualmente, que "acompanhará ativamente a evolução das condições de mercado, podendo introduzir ajustamentos às presentes linhas de atuação".

Leia Também: Dois terços dos portugueses acederam a serviços públicos online em 2023

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas