O litro da gasolina e do gasóleo voltou a ficar mais caro esta segunda-feira, registando aquela que é a oitava semana consecutiva de subida dos preços.
Os impostos, a mudança cambial e a valorização do combustível são apontados como um dos fatores deste agravamento, mas uma maior procura de gasolina por parte do mercado norte-americano está, também, por detrás do aumento do custo do litro, escreve o Jornal de Negócios.
A paragem nas refinarias, seja por motivos de manutenção ou greves, é outro dos motivos que leva a que a gasolina e o gasóleo estejam mais caros semana após semana. E o bolso dos portugueses já começa a sentir.
Se no final do ano passado, os preços desceram consideravelmente, fixando o litro do gasóleo em menos de um euro/litro em alguns postos de abastecimento e o preço da gasolina a rondar o 1,30 euros/litro, o mesmo não se pode dizer deste ano.
Segundo o Jornal de Negócios, o litro da gasolina já recuperou 58,2% da queda registada no final do ano passado, o que representa um agravamento na ordem dos 17 cêntimos por litro face a dezembro de 2014. Mais contido na subida está o gasóleo, que já recuperou 48,8% da queda registada no ano passado.