Sujidade, germes e bactérias 'escondem-se' nos lugares mais inusitados e muitos são, com toda a certeza, na cozinha. Tanto que, recentemente, os investigadores do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura, nos Estados Unidos, analisaram diferentes áreas para saber que objetos contêm mais germes.
Ao fazer esta investigação concluíram que existem cinco objetos que merecem a sua atenção e mais limpeza. Entre eles incluem-se as tábuas de cortar, gavetas do frigorífico e, claro, as esponjas.
Leia Também: Mantenha as bancadas da cozinha organizadas com estas dicas
Frascos de temperos e especiarias
Aos indivíduos que participaram no estudo foi pedido que fizessem hambúrgueres de peru. Quando terminaram, os investigadores concluíram que os frascos de especiarias usados, acumularam uma grande quantidade de bactérias, aliás, 48% dos frascos continha germes do peru.
Pia da cozinha
O segundo local mais contaminado é, segundo os investigadores, a pia da cozinha. O interior é a parte mais suja, mas a embalagem do líquido da loiça que, no geral, fica mesmo ao lado, é outro objeto que também acumula muitos germes.
Esponjas
O próximo objeto na lista surpreende alguns, já que é usado para lavar os pratos, talheres e copos. É que, como estão sempre húmidas, as esponjas são quase um 'paraíso' para as bactérias.
Tábuas de cortar
Quer sejam feitas de plástico ou madeira, é impossível evitar que as ranhuras das tábuas não acumulem bactérias e sujidade, dizem os investigadores. Também os riscos feitos pelas facas ajudam a que se acumulem.
Gavetas do frigorífico
Tendem a ser locais muito sujos porque os utilizadores guardam carnes, frutas e outro tipo de alimentos, sem forrar as gavetas do frigorífico.
Leia Também: Erros de higiene que muitos cometem na cozinha. É o seu caso?