Mesmo sendo uma pessoa saudável, tenha uma alimentação equilibrada e nenhum problema associado, nesta altura do ano poderá estar em maior risco de vir a sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
Ji Y. Chong é neurologista e à revista Parade revelou que o risco de ter um AVC é mais elevado no inverno mesmo em pessoas que sejam saudáveis.
"O risco de AVC pode ser maior no inverno por vários motivos. O tempo frio pode fazer com que os vasos sanguíneos se contraiam e com que o sangue fique mais grosso. Ambos são riscos de coagulação e AVC. Os corpos também tendem a colocar mais stress no coração durante o tempo frio para preservar calor e energia."
Ainda assim, nem é apenas no tempo frio que o risco pode acontecer. "Também há estudos que revelam que existe um risco maior de AVC nos meses mais quentes, o que poderá apontar que o problema pode estar nas temperaturas extremas."
A verdade é que, "no tempo mais frio as pessoas tendem a ser mais sedentárias e com hábitos alimentares piores". Diz ainda que no Natal e nas festas podem "existir períodos de maior stress que podem levar a eventos cardiovasculares".
Leia Também: Fortaleça a memória com sete hábitos bem simples