É impossível negar que a maioria das pessoas passa os dias 'colada' aos 'smartphones', algo que pode ter os seus benefícios, mas, ao mesmo tempo, aumentar o stress. Tendo isto em conta, uma equipa de investigadores especialistas em psicologia, psiquiatria e comportamento do consumidor, analisou qual seria o impacto de limitar a uso de 'smartphones' e os resultados foram muito positivos.
Mais especificamente, os investigadores concluíram que o simples ato de bloquear o acesso à internet nos telemóveis conseguiu melhorar três dimensões do funcionamento psicológico: saúde mental, bem-estar subjetivo e capacidade de atenção.
Leia Também: Para aliviar o stress, aposte neste exercício de respiração
Para o estudo, disponibilizado na Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas fizeram uma experiência em que 467 participantes, com uma média de idades de 32 anos, instalaram, nos seus 'smartphones', uma aplicação que bloqueava o acesso à internet ao longo de duas semanas.
Segundo os investigadores, citados em comunicado, "71% dos participantes referiram uma melhor saúde mental após o bloqueio da internet do que antes". Também concluíram que "o grau médio de melhoria dos sintomas de depressão foi superior ao registado em vários estudos sobre medicamentos antidepressivos".
Ter a internet bloqueada levou ainda a uma redução significativa do tempo de ecrã de uma média de 314 minutos por dia para 161 minutos por dia.
Leia Também: Pega no telemóvel mal acorda? O melhor é esperar uma hora, diz médico