"Parabéns a Joe Biden e Kamala Harris. A Ucrânia está otimista quanto ao futuro da parceria estratégica com os Estados Unidos", escreveu Zelensky, que lembrou também o trabalho conjunto dos dois países nas áreas de segurança, comércio, democracia e anti-corrupção: "A nossa amizade só se fortalece".
Volodymyr Zelensky e a Ucrânia estiveram intrinsecamente ligados à atualidade política norte-americana no último ano.
Foi na sequência de contactos entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky que o Presidente norte-americano enfrentou um processo de destituição por abuso de poder e obstrução da justiça, com ligações à interferência russa nas eleições de 2016.
O inquérito formal relatou ainda que Trump reteve ajuda militar à Ucrânia para influenciar o país a avançar com uma investigação a Joe Biden e ao filho Hunter Biden, que trabalhou numa companhia de gás ucraniana, no sentido de descredibilizar a candidatura de Joe Biden à presidência dos Estados Unidos.
Congratulations to @JoeBiden @KamalaHarris! #Ukraine is optimistic about the future of the strategic partnership with the #UnitedStates. and have always collaborated on security, trade, investment, democracy, fight against corruption. Our friendship becomes only stronger!
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) November 7, 2020
O candidato democrata Joe Biden foi hoje anunciado como vencedor das eleições presidenciais de 03 de novembro, segundo projeções dos 'media' norte-americana.
Segundo as projeções, Biden totaliza 290 "grandes eleitores" do Colégio Eleitoral, derrotando o candidato republicano e atual Presidente Donald Trump.
A posse de Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos está marcada para 20 de janeiro de 2021.