David Sassoli. Candidata a sucessora diz estar de "coração partido"
A candidata do PPE para suceder a David Sassoli como presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, disse hoje estar de "coração partido" com a morte daquele político, salientado que "a Europa perdeu um líder".
© Getty Images
Mundo David Sassoli
"Estou com o coração partido. A Europa perdeu um líder, eu perdi um amigo, a democracia perdeu um campeão", escreveu a eurodeputada democrata-cristã maltesa, reagindo à morte do presidente do PE através da sua conta na rede social Twitter.
A também a vice-presidente da instituição e favorita para assumir o cargo na segunda metade da legislatura, já este mês, acrescentou que Sassoli "dedicou a sua vida a tornar o mundo um lugar melhor e mais justo".
O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.
David Sassoli, que pertencia ao grupo político dos Socialistas e Democratas, contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.
Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.
I am heartbroken. Europe has lost a leader, I have a lost a friend, democracy has lost a champion.#DavidSassoli dedicated his life to making the world a better, fairer place.
— Roberta Metsola MEP (@RobertaMetsola) January 11, 2022
His Parliament joins Alessandra, Giulio & Livia in mourning their loss. All my thoughts are with them https://t.co/kO8DsQIqSj
Quando o dirigente socialista italiano assumiu o cargo no verão de 2019, as grandes bancadas da assembleia acordaram que a presidência do Parlamento passasse para o PPE na segunda metade da legislatura.
O eurodeputado português Pedro Silva Pereira, do PS, deverá dirigir na próxima semana, enquanto segundo vice-presidente do Parlamento Europeu, o processo de eleição do novo presidente da assembleia, que sucederá a David Sassoli.
Leia Também: "Um grande europeísta": Presidente recorda com saudade David Sassoli
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com