O Qatar, anfitrião do Mundial de 2022 - evento que se encontra a decorrer - foi atingido por um enorme tornado esta quarta-feira, na cidade de Ras Laffan, localizada a 80 quilómetros de Doha, capital do país. Em simultâneo, aconteceu o treino da equipa de Inglaterra, que se realizou esta manhã.
O departamento meteorológico do Qatar, citado pelo The Sun, fez uma partilha de vídeos com as atualizações do tempo, alertando ainda para chuva forte e, por vezes, com trovoada na costa e no mar e pediu às pessoas que tivessem "cuidado".
Noutro vídeo partilhado nas rede sociais, consegue ver-se uma tempestade preta e em forma de espiral no céu.
A chuva repentina e incomum no país, que raramente tem temperaturas abaixo de 13 graus Celsius, causou a inundação de algumas estradas em Ras Laffan.
O estádio de Al Khor, utilizado para alguns jogos na Copa do Mundo, fica a uma curta distância de carro de Ras Laffan.
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e da Segurança Humana (UNU-EHS) o fenómeno é muito invulgar, uma vez que o Qatar é o país com o menor nível de ameaça de desastres naturais do mundo.
Gary Lineker, da BBC, compartilhou uma foto do céu nublado de quarta-feira e escreveu: "Primeiro dia sem futebol. Primeiro dia com nuvens".
Hoje é o primeiro dia, em quase três semanas de pausa nos jogos do Mundial, com o primeiro dos quartos de final confrontos a começar na sexta-feira.
First day without football. First day with a cloud. pic.twitter.com/UvUjMuqrQd
— Gary Lineker (@GaryLineker) December 7, 2022
Veja o vídeo do tornado acima.
Leia Também: "Foi assustador". Vídeo mostra tornado que atingiu Marbella