A NATO crê que, por cada soldado ucraniano morto na defesa por Bakhmut, no leste da Ucrânia, as forças russas perderam, no mínimo, cinco. A estimativa foi avançada por um militar da força atlântica à CNN Internacional e tem por base informações dos serviços secretos.
Segundo o militar, que não quis ser identificado, apesar de a Rússia estar a perder cinco vezes mais soldados, a Ucrânia também está a “sofrer perdas significativas” na cidade.
Também citado pela CNN Internacional, o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês) referiu que os esforços da Rússia para capturar Bakhmut prejudicaram a capacidade para novas ofensivas.
“Os militares russos irão provavelmente lutar para manter quaisquer operações ofensivas durante alguns meses, dando à Ucrânia uma oportunidade de aproveitar a iniciativa”, destacou.
Já esta terça-feira, as autoridades russas na região de Donetsk afirmaram que as forças militares da Rússia controlam quase metade do território da cidade.
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combate.
Leia Também: Russos dizem controlar "praticamente metade" do território de Bakhmut