Turquia. Oposição denuncia Erdogan por usar montagem de vídeo na campanha

A oposição tuca apresentou esta terça-feira uma queixa contra o atual Presidente e favorito à reeleição, Recep Tayyip Erdogan, pela utilização na campanha de uma montagem de vídeo que mostra o seu rival, Kemal Kiliçdaroglu, apoiado por guerrilheiros curdos.

Notícia

© Oliver Bunic/Bloomberg via Getty Images

Lusa
23/05/2023 22:55 ‧ 23/05/2023 por Lusa

Mundo

Eleições

"Faremos o que for necessário contra aqueles que partilham, produzem ou encomendam estas montagens de vídeo e imagens. Apresentamos queixas e continuaremos a apresentar queixas", sublinhou o advogado de Kiliçdaroglu, Celal Çelik, em declarações aos jornalistas.

Durante a campanha para a primeira volta, realizada em 14 de maio, Erdogan projetou em vários comícios um vídeo onde surge a guerrilha curda, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a aplaudir Kiliçdaroglu.

A montagem utilizou um vídeo real da campanha de Kiliçdaroglu e sobrepôs imagens dos guerrilheiros, considerados uma organização terrorista quer pela Turquia, quer pela União Europeia (UE).

Erdogan obteve 49,5% dos votos na primeira volta das eleições presidenciais, contra 44,9 de Kiliçdaroglu, pelo que a sua vitória na segunda volta, este domingo, é considerada altamente provável.

"A política é uma tarefa ética. Podes criticar o teu rival com palavras duras, respeito isso, mas não podes caluniá-lo, não podes conspirar", realçou esta terça-feira Kiliçdaroglu num comício, depois de frisar que "quem faz uma montagem de vídeo é um falsificador".

Erdogan, por seu lado, assumiu esta terça-feira que o vídeo é falso, mas assegurou que reflete a realidade, porque o partido da esquerda turca que defende os direitos da minoria curda, o HDP, apelou ao voto em Kiliçdaroglu.

O terceiro candidato mais votado na primeira volta das presidenciais turcas manifestou esta segunda-feira o seu apoio ao chefe de Estado turco.

O candidato nacionalista Sinan Ogan, de 55 anos, recebeu 5,17 por cento da votação no passado dia 14, representando uma percentagem do eleitorado que poderá decidir a segunda volta de dia 28 a favor de Erdogan.

Leia Também: Erdogan agradece apoio dado pelo terceiro classificado nas eleições

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas