Uma criança de quatro anos foi largada de um muro alto que separa San Diego, nos Estados Unidos, de Tijuana, no México. O momento foi captado em vídeo e publicado nas redes sociais, a 22 de maio.
“Surpreendentemente, a criança está bem! Não confie em contrabandistas!”, escreveu Raúl Ortiz, chefe da Patrulha de Fronteira, ao partilhar as imagens, na rede social Twitter.
Segundo o responsável, os agentes e os serviços de emergência acionados ouviram também tiros perto do local, enquanto tratavam da criança.
O vídeo, ao qual poderá aceder na galeria acima, mostra aquilo que aparenta ser uma criança e um adulto a serem ajudados por outro indivíduo a subir o muro, que tem cerca de 9.1 metros de altura.
A criança terá atravessado a fronteira com dois adultos, que estão sob custódia da Patrulha de Fronteira, de acordo com o porta-voz da agência, Michael Scappechio, citado pela NBC.
Contudo, não foi confirmado se os adultos são os pais da criança, nem a sua nacionalidade. Também não ficou claro se seriam libertados nos Estados Unidos ou deportados.
De notar que, no início do mês, a administração do presidente Joe Biden colocou fim ao regime do Título 42, uma medida implementada durante a pandemia, que permitiu expulsar rapidamente um grande número de migrantes.
Estas medidas restritivas foram aplicadas, inicialmente, sob a alçada da administração do então presidente Donald Trump, em março de 2020. Perduraram, entretanto, na presidência de Biden, que defendeu o seu fim, mas que acabou por as manter até à atualidade.
Leia Também: Florida. Imigrantes chineses contra lei discriminatória na venda de casa