A quarta e última temporada de 'Sex Education' estreou-se recentemente, mas a série está novamente a ser muito elogiada pela sua abordagem a questões pessoais e sexuais - de tal forma que um movimento de planeamento familiar em França lançou uma campanha sobre educação sexual inspirada pela série da Netflix.
A agência, a Le Planning Familial, quer promover um ambiente positivo para ajudar os jovens a fazer questões sobre a sua sexualidade e identidade, numa campanha que, segundo a BBC, pretende "lutar pelo acesso à educação sexual para todos".
A campanha envolve posters, com perguntas inspiradas em 'Sex Education', mas feitas por jovens entre os 15 e os 25 anos, que foram espalhados por várias cidades francesas.
A série estreou na semana passada a sua última temporada, depois de ter tido início em 2019 e tornar-se numa das mais populares da Netflix e das plataformas de streaming em geral.
O programa tem sido largamente aplaudido por críticos e pela comunidade 'queer' no mundo inteiro, que elogiou a série por caracterizar pessoas LGBTI+ de uma forma positiva, carinhosa e feliz, sem esquecer as dificuldades que atravessam no meio escolar, enquanto procuram perceber a sua própria identidade.
Cerca de 55 milhões de pessoas viram a temporada 3 no primeiro mês em que foi lançada.
A organização Le Planning Familial recorda que o período escolar é complicado no que diz respeito a questões de sexualidade e, embora a disciplina de educação sexual seja obrigatória em França desde 2001, o movimento alerta que a campanha surge "numa altura em que o acesso a fontes inclusivas e confiáveis sobre sexo está em risco".
Daí que a série seja também promovida pela própria organização, considerando-a uma fonte de informação importante para levar a que mais jovens procurem ajuda para se perceberem melhor.
Os posters incluem uma linha telefónica e algumas perguntas feitas por jovens, como: "a contraceção é apenas para raparigas?" ou "como é que sei se gosto de rapazes ou de raparigas"?
O slogan é "esta é a última temporada, mas a educação sexual continua".
Leia Também: A última temporada de 'Sex Education' já está disponível na Netflix