Toby, um pequeno gato malhado, desapareceu em 2012, quando tinha apenas 18 meses. Os donos, Justine e Eric, pensavam que tinha morrido atropelado numa estrada movimentada perto da sua casa, na cidade inglesa de Nuneaton, no condado de Warwickshire. Contudo, onze anos depois, o animal apareceu com vida.
"Nunca pensei, num milhão de anos, que o voltaria a ver", afirmou a dona, citada pela BBC, acrescentando que o animal desapareceu em dezembro de 2012, depois de a família mudar de casa. "Assumimos que o pior tinha acontecido e pensámos que ele tinha sido atropelado."
"O meu filho Charlie tinha cerca de 12 anos quando o Toby desapareceu e ficou de coração partido quando percebemos que provavelmente não voltaria", contou.
Segundo a estação britânica, o gato foi devolvido à família após uma mulher ter contactado a associação de animais Coventry Cats Protection, que verificou o seu microchip e conseguiu identificar os donos. Agora, "Toby foi recolhido e já não terá de procurar comida e dormir num caixote do lixo frio", disse a coordenadora da instituição, Wendy Harris.
Durante mais de uma década, o animal esteve numa localidade a cerca de oito quilómetros de onde desaparecera e foi alimentado por uma mulher, que pensava tratar-se de uma gata. A mulher contactou então a Cats Protection por acreditar que a gata vadia que alimentava estava grávida.
No entanto, "descobriu-se que não só tinha um chip, como também era um macho castrado chamado Toby, e não uma fêmea como se pensava inicialmente", contou Wendy Harris.
No domingo, Toby e a família voltaram a reencontrar-se. "Não acredito que ele tenha sobrevivido todo este tempo, as probabilidades estavam contra ele, mas aqui está ele", disse a dona.
Leia Também: Gato resgatado por bombeiros após 2 dias "sem conseguir descer" de árvore