Um bebé, de dois anos, foi resgatado de um telhado de uma habitação durante as cheias que estão a fustigar a região de Rio Grande do Sul, no Brasil.
O resgate foi efetuado com a ajuda de um helicóptero na zona de Bom Retiro do Sul por militares do Exército Brasileiro, na sexta-feira.
O segundo sargento Andris Nunes segurou na criança e as imagens - que pode ver na galeria acima - foram registadas pela 'bodycam' de outro sargento, Lucas Ferreira Leite. Ambos os militares fazem parte de um grupo que saiu de São Paulo para ajudar nos resgates na região.
O vídeo revela que o militar necessitou de usar um tijolo para abrir um buraco no telhado da casa, que era de difícil acesso, e resgatar o bebé, assim com mais quatro pessoas que estavam no interior da habitação.
De recordar que, este sábado, as autoridades brasileiras elevaram para 59 o número de mortos em consequência dos dois temporais que atingem há vários dias o estado do Rio Grande do Sul. Há ainda registo adicional de 67 desaparecidos.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, explicou que as forças de segurança resgataram um total de 8.000 pessoas, numa publicação na sua conta na rede social X (antigo Twitter).
"Mais de 8.000 pessoas já foram resgatadas por terra e ar, nas mais diversas circunstâncias deste momento dramático que estamos a viver", acrescentou o governador, fazendo "um apelo a todos os que se encontram em zona de risco para que abandonem esses locais e se refugiem em lugar seguro".
Na mesma declaração, o responsável garantiu que foram destacados para o terreno "mais de dois mil homens e mulheres das forças de segurança do Estado e pelo menos outros mil das Forças Armadas", que estão a "trabalhar incansavelmente nos resgates".
Já foram resgatadas mais de 8 mil pessoas por solo e ar, nas mais diversas circunstâncias deste momento dramático que vivemos.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 3, 2024
Faço um apelo a todos que estão em área de risco para que deixem esses locais e se abriguem em segurança. pic.twitter.com/dXSsJce9G2
Leia Também: N.º de mortos em inundações no Brasil sobe para 59. Há 67 desaparecidos