Lembra-se do 'desafio do vestido'? Responsável admitiu estrangular esposa

A relação abusiva de Keir e Grace Johnston já duraria há mais de dez anos.

Notícia

© 6ixbuzztv/ X (antigo Twitter)

Notícias ao Minuto
13/05/2024 08:45 ‧ 13/05/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Violência doméstica

Keir Johnston, o homem que ficou conhecido há uma década pelo desafio do vestido azul ou dourado, admitiu que tinha tentado estrangular a mulher, num tribunal na Escócia.

O homem, de 38 anos, foi acusado o ano passado de violência doméstica contra Grace Johnston, e na última semana considerou-se culpado daquele que foi um ataque "terrível" que deixou a sua esposa a "temer pela vida", de acordo com os procuradores.

A sentença, que será ditada pelo tribunal de Glasgow, será proferida a 6 de junho, mantendo-se o homem em prisão preventiva até lá.

Segundo a imprensa internacional, a mulher vivia aterrorizada pelo seu marido, com quem vivia na Ilha de Colonsay. "Não há polícia permanentemente na ilha e ela sentia-se encurralada", explicou a procuradoria.

De acordo com a acusação, antes do ataque o casal teve uma discussão. Grace terá recebido uma proposta de emprego fora da ilha, e Keir ter-lhe-á dito que não queria que esta aceitasse. A mulher quis aceitar a proposta e, dias depois, o homem disse-lhe que se ia separar dela e sair de casa.

"Johnston acordou e disse-lhe que ia deixá-la. Ela foi atrás dele para o travar. Ele deitou-a ao chão depois", referiu Chris Macintosh, detalhando: "Colocou ambos os joelhos nos braços para que ela não conseguisse mexer-se. E depois começou a estrangulá-la".

A juíza recusou que este saísse em liberdade condicional até que a sentença fosse ouvida, considerou que o crime tinha sido muito violento. "Estrangulou-a repetidamente, magoou-a e colocou a vida dela em perigo, numa situação que em que as circunstâncias devem ter sido terríveis para ela".

De acordo com a imprensa britânica, não é explícito se o casal se separou entretanto ou não.

A dupla ficou conhecida depois de uma convidada no seu casamento partilhar uma fotografia de um vestido usado pela mãe de Grace, em 2015. A imagem foi partilhada no Tumblr e tornou-se viral porque havia quem achasse que o vestido era azul e preto, enquanto outras pessoas o viam branco e dourado.

O dilema começou no casamento, e percorreu o mundo através das redes sociais.

Leia Também: Preso ao ser mandado parar. Tinha sido condenado por violência doméstica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas