Keir Johnston, o homem que ficou conhecido há uma década pelo desafio do vestido azul ou dourado, admitiu que tinha tentado estrangular a mulher, num tribunal na Escócia.
O homem, de 38 anos, foi acusado o ano passado de violência doméstica contra Grace Johnston, e na última semana considerou-se culpado daquele que foi um ataque "terrível" que deixou a sua esposa a "temer pela vida", de acordo com os procuradores.
A sentença, que será ditada pelo tribunal de Glasgow, será proferida a 6 de junho, mantendo-se o homem em prisão preventiva até lá.
Segundo a imprensa internacional, a mulher vivia aterrorizada pelo seu marido, com quem vivia na Ilha de Colonsay. "Não há polícia permanentemente na ilha e ela sentia-se encurralada", explicou a procuradoria.
De acordo com a acusação, antes do ataque o casal teve uma discussão. Grace terá recebido uma proposta de emprego fora da ilha, e Keir ter-lhe-á dito que não queria que esta aceitasse. A mulher quis aceitar a proposta e, dias depois, o homem disse-lhe que se ia separar dela e sair de casa.
"Johnston acordou e disse-lhe que ia deixá-la. Ela foi atrás dele para o travar. Ele deitou-a ao chão depois", referiu Chris Macintosh, detalhando: "Colocou ambos os joelhos nos braços para que ela não conseguisse mexer-se. E depois começou a estrangulá-la".
A juíza recusou que este saísse em liberdade condicional até que a sentença fosse ouvida, considerou que o crime tinha sido muito violento. "Estrangulou-a repetidamente, magoou-a e colocou a vida dela em perigo, numa situação que em que as circunstâncias devem ter sido terríveis para ela".
Keir Johnston, man behind the ‘viral dress that broke the internet’ admits to violently attacking his wife. pic.twitter.com/wc0lnWbA9h
— 6ixBuzzTV (@6ixbuzztv) May 13, 2024
De acordo com a imprensa britânica, não é explícito se o casal se separou entretanto ou não.
A dupla ficou conhecida depois de uma convidada no seu casamento partilhar uma fotografia de um vestido usado pela mãe de Grace, em 2015. A imagem foi partilhada no Tumblr e tornou-se viral porque havia quem achasse que o vestido era azul e preto, enquanto outras pessoas o viam branco e dourado.
O dilema começou no casamento, e percorreu o mundo através das redes sociais.
Leia Também: Preso ao ser mandado parar. Tinha sido condenado por violência doméstica