Irão ameaça que vai retaliar "qualquer ataque" de Israel

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araghchi, ameaçou hoje Israel de que Teerão vai retaliar qualquer ataque contra território iraniano.

Notícia

© ATTA KENARE/AFP via Getty Images

Lusa
08/10/2024 08:21 ‧ 08/10/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"Exortamos Israel a não testar a vontade [do Irão]", disse Araghchi num evento que assinalou em Teerão o ataque do Hamas contra território israelita, que matou 1.200 pessoas em 07 de outubro do ano passado.

 

"Qualquer ataque a instalações do Irão será objeto de uma resposta mais forte", afirmou o chefe da diplomacia de Teerão.

Entretanto, o Exército israelita declarou hoje que a Força Aérea matou o comandante do Hezbollah em Beirute Suhail Hussein Husseini, a última vítima de uma série de ataques contra dirigentes do movimento xiita libanês (Partido de Deus), incluindo o antigo líder máximo Hassan Nasrala.

De acordo com Avichay Adraee, porta-voz do Exército israelita os aviões de combate efetuaram um ataque de precisão em Beirute e eliminaram Husseini, sem especificar o dia específico do ataque.

De acordo com um comunicado militar, Huseini foi "responsável pela gestão orçamental e logística dos projetos mais sensíveis do Hezbollah", como a planificação de ataques a partir da Síria ou do Líbano e a transferência de armas entre o Irão e a milícia libanesa.

Na segunda-feira, as forças israelitas fizeram novos ataques em Beirute contra o quartel-general dos serviços secretos do Hezbollah, bombardeou o sul do Líbano e a zona do Vale de Bekaa, no leste do Líbano.

Leia Também: Turquia anuncia repatriamento de 2.000 cidadãos no Líbano

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas