Meteorologia

  • 06 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Donald Trump: O magnata, o empresário, o (polémico) 45.º presidente

Se for eleito, Trump também pode fazer história nestas presidenciais.

Donald Trump: O magnata, o empresário, o (polémico) 45.º presidente
Notícias ao Minuto

05/11/24 23:50 ‧ Há 1 Hora por Notícias ao Minuto

Mundo Eleições EUA

Nascido e criado em Queens, Nova Iorque, para Donald John Trump a corrida à Casa Branca já não é uma novidade. 

 

Excessivo, impulsivo e sem experiência política, Donald Trump apresentou-se em junho de 2015 como o futuro presidente que iria restituir a grandeza aos Estados Unidos. Nessa altura, quase ninguém acreditou nessa hipótese. Mas foi (mesmo) eleito como sucessor de Obama.

Mas quem é Donald Trump?

Donald Trump estudou numa academia militar e, depois, rumou até à Wharton School na Universidade da Pensilvânia, onde obteve um diploma em economia.

Após concluir os estudos, entrou no negócio da família e, em 1971, assumiu o controlo do mesmo. A empresa era direcionada para o setor imobiliário: inicialmente destinada à construção de apartamentos para a classe média, Trump rapidamente mudou o rumo da mesma, direcionando-se para  empreendimentos de luxo. 

Donald Trump casou três vezes, tem cinco filhos e, desde cedo, foi rosto de vários jornais 'cor de rosa'. No seu currículo tem aparições em filmes como, por exemplo, o 'Sozinho em Casa 2: Perdido em Nova Iorque' e foi ainda coproprietário da organização dos concursos 'Miss Universo' e 'Miss América'. Foi apresentador de um reality show chamado 'O Aprendiz', onde ficou conhecida a famosa frase 'You’re fired' (Estás despedido, em português). 

Foi em 2015 que concorreu pela primeira vez à Casa Branca pelo Partido Republicano e teve como opositora, do lado Democrata, Hillary Clinton. Trump venceu as eleições presidenciais, tornando-se o 45.º presidente dos Estados Unidos. Um mandato envolto em algumas polémicas. 

Em 2020, voltou a candidatar-se ao cargo. Desta vez, teve como opositor Joe Biden. Donald Trump perdeu as eleições e, na altura, recusou-se a aceitar a derrota, dizendo que tinha havido fraude eleitoral.

Este ano, regressa à corrida pela presidência, depois de, em maio, ter sido considerado culpado em 34 acusações num caso que envolvia a compra do silêncio de uma atriz de filmes pornográficos. Agora é com Kamala Harris que mede forças. 

Leia Também: EUA. Grande afluência na mesa de voto onde mais se fala português

Recomendados para si

;
Campo obrigatório