Incêndios na Califórnia destroem casas e forçam retiradas de pessoas

A Califórnia está a sofrer ventos fortes que alimentam um incêndio em progressão veloz, que já destruiu casas e forçou centenas de residentes a fugirem, e outro que progride junto de propriedades avaliadas em vários milhões de dólares.

Notícia

© David McNew/Getty Images

Lusa
07/11/2024 00:24 ‧ há 4 semanas por Lusa

Mundo

EUA

Enquanto este segundo fogo progride ao longo da autoestrada da Costa do Pacífico, em Malibu, os serviços de meteorologia já avisaram para o potencial de fogos "extremos e ameaçadores de vidas humanas".

 

A nordeste de Los Angeles, um incêndio cresceu acentuadamente e desencadeou ordens de retirada para comunidades suburbanas, ranchos e áreas agrícolas nas proximidades de Santa Paula, no condado de Ventura.

Uma espessa coluna de fumo elevava-se para o céu, cobrindo comunidades inteiras e limitando a visibilidade dos bombeiros e das pessoas que estavam a retirar da zona.

Ao início da manhã, a área do incêndio era de cerca de hectares e ao início da tarde já cobria uma área 35 vezes maior, de 36 quilómetros quadrados.

Dezenas de milhar de pessoas através do Estado tiveram a energia cortada, como medida de precaução.

A delegação em Los Angeles do Serviço Meteorológico Nacional alterou o seu aviso de bandeira vermelha para perigo crescente de incêndio com uma etiqueta racha de "situação particularmente perigosa".

Com rajadas entre 80 e 160 quilómetros por hora e níveis de humidade tão baixos como oito por cento, partes da Califórnia do Sul podem experimentar condições propícias a um comportamento de fogo "extremo e ameaçador de vidas humanas" na quinta-feira, preveniu o Serviço.   

Leia Também: Incêndios/Madeira: "Erro grave" dizer que "estava tudo controlado"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas