EUA lançam sanções contra empresas e familiares do líder dos sérvios da Bósnia

Os Estados Unidos anunciaram quarta-feira novas sanções contra empresas e pessoas próximas do líder político da entidade sérvia da Bósnia-Herzegovina, Milorad Dodik, acusados de "facilitar as repetidas tentativas da família Dodik para escapar às sanções" de Washington.

Notícia

© ANTON VAGANOV/POOL/AFP via Getty Images

Lusa
19/12/2024 06:56 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

EUA

Três indivíduos e quatro entidades da Republika Srpska (RS) são alvo desta nova ronda de sanções, bem como o ministro do Comércio Externo da bósnia, Stasa Kosarac, de acordo com comunicados do Departamento do Tesouro e do Departamento de Estado norte-americanos.

 

Após a guerra civil, que terminou em 1995, a Bósnia-Herzegovina foi organizada em duas entidades altamente autónomas, uma para os sérvios (República Srpska) e outra para os croatas e muçulmanos, no seio de um Estado central.

Milorad Dodik, um político próximo do Kremlin que lidera a entidade sérvia desde 2006, foi sancionado em 2017 e 2022 pelo governo norte-americano pela sua política separatista na Bósnia.

Os Estados Unidos acusam-no ainda de "usar a sua posição durante anos para enriquecer através de empresas ligadas a ele ou ao seu filho Igor Dodik", segundo o Departamento de Estado.

"Esta corrupção mina a confiança nas instituições estatais da Bósnia-Herzegovina", sublinhou ainda.

No que diz respeito ao ministro Stasa Kosarac, também vice-presidente do Conselho de Ministros do país, Washington acredita que este "conspirou, utilizando a sua autoridade, para minar a eficácia das instituições estatais em benefício de Dodik".

Quase três décadas após a guerra intercomunitária (1992-1995), que fez perto de 100.000 mortos, a integridade deste país dos Balcãs Ocidentais de 3,5 milhões de habitantes é ainda garantida pelo acordo de paz de Dayton (Estados Unidos).

Milorad Dodik denuncia regularmente a "ingerência" norte-americana na política interna da Bósnia.

Leia Também: Alargamento é "investimento geoestratégico na paz" para 27 e Balcãs

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas