Em dia de veredito, as primeiras palavras são para Gisèle: "Merci"

Mulher já chegou ao tribunal onde finalmente se conhecerá o castigo dos homens que a violentaram. O caso que chocou França (e o mundo) inclui 49 acusações de violação, um de violação na forma tentada e um de assédio sexual.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images/ CLEMENT MAHOUDEAU/AFP

Notícias ao Minuto
19/12/2024 08:44 ‧ há 1 hora por Notícias ao Minuto

Mundo

França

Deverá ser conhecido, esta manhã, o veredito dos mais de 50 homens que abusaram sexualmente de Gisèle Pelicot, num caso que chocou o mundo.

 

A mulher, que durante anos foi abusada com o consentimento do marido, enquanto estava inconsciente, chegou já ao tribunal - onde, pela frente, encontrou força e apoio, com cartazes que apelam à prisão dos culpados e onde, sobretudo, se enaltece a coragem da mulher que deu a cara por milhares de vítimas de abuso sexual em todo o mundo.

A expetativa em torno deste veredito é elevada, uma vez que o caso correu o mundo e voltou a trazer à discussão o sentimento de impunidade em torno das agressões sexuais a mulheres.

Gisèle deu a cara por todas as mulheres. Irá a sentença acompanhar?

Gisèle deu a cara por todas as mulheres. Irá a sentença acompanhar?

O julgamento no Caso Pelicot chega esta segunda-feira ao fim e a sentença deverá ser conhecida a partir da manhã de quinta-feira. Com horário 'marcado' para as 8h30 [hora em Lisboa], a sentença pode demorar um pouco mais - até sexta-feira. O caso que chocou França (e o mundo) inclui 49 acusações de violação, um de violação na forma tentada e um de assédio sexual.

Notícias ao Minuto | 12:22 - 16/12/2024

Sublinhe-se que o Ministério Público francês defendeu que não existe "violação involuntária" neste caso, esperando que o veredito traga uma mensagem de esperança às vítimas de crimes sexuais.

Após meses de testemunhos e provas apresentadas em tribunal, os homens deverão ser condenados e, se forem considerados culpados, enfrentam coletivamente uma pena de mais de 600 anos de prisão. 

Recorde-se que durante anos, Dominique Pelicot, o seu marido, convidou homens através da internet para entrarem em sua casa e violarem a mulher, que era drogada antes dos abusos para que não se desse conta do sucedido. O caso só se tornou conhecido depois de um segurança ter apanhado o homem a filmar jovens num centro comercial e o ter denunciado. A polícia confiscou o seu telemóvel e deparou-se com centenas de imagens e vídeos, incluindo os das agressões a Gisèle, a sua própria mulher.

"Merci, Gisèle", lê-se num cartaz gigante junto ao tribunal de Avignon onde decorre o julgamento do caso, e ainda frases como "Natal na prisão, Páscoa no cárcere" ou "Fim dos abusos contra as mulheres".

Leia Também: Veredito do caso Pelicot proferido na quinta-feira no sul de França

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas