Esforços para controlar exportações de chips pelos EUA têm sido "inadequados"

Os esforços do Departamento do Comércio para reduzir o acesso de russos e chineses aos avançados chips de computador produzidos nos EUA têm sido "inadequados", segundo um relatório divulgado na quarta-feira pelo Senado norte-americano.  

Notícia

© Sergio Flores/Bloomberg via Getty Images

Lusa
19/12/2024 06:49 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

EUA

O governo do presidente Joe Biden impôs controlos de exportações para limitar a capacidade de China e Federação Russa acederem aos chips norte-americanos depois da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.  

 

A agência do Departamento com esta função não tem os recursos necessários para controlar as exportações e tem dependido muito da boa vontade dos fabricantes de chips no cumprimento da legislação.

Mas a intenção de reforçar a capacidade de controlo das exportações surge quando a nova presidência assegura que está a ver como vai reduzir significativamente a dimensão e o alcance do governo federal.

O presidente eleito, Donald Trump, encarregou os empresários Elon Musk e Vivek Ramaswamy de liderarem um novo 'Departamwnto de Eficiência Governamental' para desmantelar partes do governo federal.

Leia Também: Trump anuncia investimentos de 95 mil milhões da SoftBank nos EUA

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas