O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem prevista uma reunião com o vice-presidente norte-americano, JD Vance, e com o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio.
A reunião foi anunciada pelo Presidente Donald Trump, depois de ter iniciado conversações sobre a guerra na Ucrânia com o homólogo russo, Vladimir Putin, numa conversa telefónica na quarta-feira.
A situação no Médio Oriente é outro dos temas em destaque, tanto mais que a conferência coincide com uma nova troca de reféns israelitas por prisioneiros palestinianos, prevista para sábado, mas que esteve em dúvida durante a semana.
Participam na conferência cerca de 60 chefes de Estado e de Governo, bem como uma centena de ministros, incluindo o chefe da diplomacia portuguesa, Paulo Rangel.
O tema da conferência é a multipolarização, com base num documento em que peritos descrevem um mundo cheio de incertezas, com vários atores globais, o liberalismo político-económico a ser posto em causa e uma tensão ideológica entre democracias e autocracias.
"Penso que raramente participámos numa Conferência de Segurança numa situação tão tensa, se olharmos para todos os conflitos existentes no mundo", sintetizou o presidente da conferência, o diplomata alemão Christoph Heusgen.
Leia Também: Zelensky apela para se desconfiar da intenção de Putin sobre fazer paz