A polícia espanhola está a investigar várias pessoas por serem suspeitas de estarem a vender carros e peças de carros que ficaram danificados na sequência da tempestade DANA, que no final do ano passado, abalou a zona de Valência, em Espanha.
A investigação começou depois do proprietário de uma viatura ter reparado que esta tinha desaparecido de uma zona onde os carros danificados foram depositados e ter encontrado, mais tarde, peças do seu carro a serem vendidas online, por um total de 35 mil euros.
No âmbito das investigações que se seguiram, as autoridades descobriram vários dos carros danificados pela catástrofe numa localidade de Granada. Ali foram encontrados 107 viaturas, sendo que o desaparecimento de 12 delas tinha sido reportada pelos seus proprietários.
#OperacionesGC | Tres investigados por robar y comercializar en #Granada vehículos dañados durante la #DANA
— Guardia Civil (@guardiacivil) February 14, 2025
Se les ha investigado por los presuntos delitos de:
▶️ Robo de vehículos
▶️ Receptación
▶️ Falsedad documental
De los 107 vehículos hallados en las inspecciones, 12… pic.twitter.com/YRTDdPAkX2
Os investigadores continuam a efetuar inquéritos para verificar posse legal dos automóveis e as razões do seu armazenamento fora do Centro de Tratamento Autorizado e para determinar o número exato de automóveis roubados.
Recorde-se que mais de 200 pessoas morreram nas inundações de 29 de outubro. O governo de Espanha declarou "zona de catástrofe" na altura e foi aprovado um pacote de vários milhões em ajudas às populações e empresas afetadas pelas inundações.
Leia Também: Dois adultos e um bebé presos na neve no Parque Natural de Cazorla