Um sistema de baixa pressão ao largo de Portugal vai levar temperaturas mais elevadas a França, na próxima semana, com uma subida de 10ºC em alguns locais, tal como destaca a imprensa francesa.
O serviço Météo-France destaca que, a partir de terça-feira, "as temperaturas começarão a subir novamente" no país e "deverão ser muito amenas na maioria das regiões entre quarta e sexta-feira".
A estação La Chaîne Météo fala numa "sensação de primavera".
Em "algumas cidades, o mercúrio poderá subir mais de 10°C em poucos dias. Em Paris, Lyon e Bordéus, as temperaturas máximas poderão atingir 15°C a 18°C". O aumento "será significativo no nordeste, como em Estrasburgo, onde as temperaturas poderão subir de 3°C a 13°C em apenas uma semana".
Segundo explicam, esta subida de temperatura deve-se a um sistema de baixa pressão ao largo de Portugal, que irá favorecer "uma corrente de ar ameno proveniente do Magrebe". Simultaneamente, "França estará sob a influência direta" de uma "massa de ar subtropical, que trará temperaturas nitidamente mais amenas".
️ La semaine prochaine, une dépression près du Portugal devrait jouer le rôle de « pompe à douceur » avec une hausse sensible des #températures sur l'ensemble du pays. De l'autre côté, de l'air toujours très #froid descendra d'Europe de l'Est. #météo pic.twitter.com/WRUkTk6Fdg
— La Chaîne Météo (@lachainemeteo) February 14, 2025
De realçar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já adiantou que, em Portugal continental, a próxima "semana será caracterizada pela passagem de sistemas frontais pelo continente na terça, dia 18, e na sexta, dia 21, com a chuva a fazer-se sentir em todo o país, alternando com períodos em que uma crista anticiclónica ditará o regime de tempo, tal que deveremos ter nevoeiros ou neblinas matinais nesses períodos". Além disso, "as temperaturas esperadas deverão apresentar uma anomalia positiva, que poderá ir até +3°C no interior Norte, e em que a maior contribuição será da temperatura mínima".
Leia Também: Próxima semana será de chuva e nevoeiro, mas temperaturas vão subir