Entre os feridos, seis pessoas foram levadas para o hospital com fraturas e ferimentos, e pelo menos quatro foram tratadas por inalação de fumo, afirmou hoje o Crescente Vermelho.
De acordo com a agência noticiosa oficial palestiniana Wafa, os colonos israelitas queimaram dois veículos, partiram vários painéis solares e atacaram os residentes locais com varas, coronhas de espingarda e gás pimenta.
O Haaretz, órgão de comunicação social israelita, avançou que o incidente ocorreu após as autoridades israelitas se terem deslocado até à zona para impedir a expansão de um colonato israelita.
Durante o ano de 2024, assistiu-se a um aumento sem precedentes da construção de novos colonatos na Cisjordânia, ocupada por Israel desde 1967, considerados ilegais ao abrigo do direito internacional, mas promovidos pelo Governo israelita.
De acordo com a organização não-governamental (ONG) Peace Now, pelo menos 300 famílias foram expulsas das suas terras devido à violência dos colonos desde outubro de 2023.
Em 2024, pelo menos três palestinianos foram mortos e 356 ficaram feridos em ataques violentos de colonos israelitas, de acordo com os dados da mesma organização.
Leia Também: Israel mata palestiniano perto de base militar na Cisjordânia