Após acidentes, EUA dizem que "é claro" que é seguro andar de avião

O governante responsável pela pasta dos Transportes nos Estados Unidos garantiu que não há perigo em 'apanhar' um avião, depois de questionado pela CBS News. O governante, Sean Duffy, diz ainda que 'basta' olhar para a quantidade voos seguros que têm acontecido.

Notícia

© Kayla Bartkowski/Getty Images

Notícias ao Minuto
20/02/2025 14:53 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

O secretário dos Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, tentou tranquilizar o país garantindo que é "claro" que é seguro utilizar a aviação como meio de transporte.

 

"Se entrarem num avião, e se olharem para a quantidade de pessoas que o faz, assim como a quantidade de voos seguros que temos, é claro que é seguro", referiu o responsável numa entrevista à CBS News.

Segundo o governante, não há um padrão comum com os acidentes que têm acontecido nos últimos tempos, o que faz deles "únicos", apesar de as investigações ainda estarem a decorrer em alguns casos.

"Penso que, ao analisarmos os incidentes ou os acidentes, temos a oportunidade de dizer o que correu mal? O que é que podemos melhorar no sistema para evitar estes acidentes?", questionou.

Note-se que no últimos mês os Estados Unidos tiveram o acidente mais mortífero das últimas duas décadas, quando um avião e um helicóptero colidiram e mataram mais de 60 pessoas, em Washington DC.

Dias depois, um pequeno avião de transporte médico despenhou-se em Filadélfia, no estado norte-americano da Pensilvânia.

Esta semana, também em Toronto, no Canadá, um avião da companhia aérea norte-americana Delta capotou, mas nenhuma das cerca de 80 pessoas a bordo morreu.

Duffy disse ainda que a melhoria do sistema de controlo do tráfego aéreo dos Estados Unidos é uma prioridade e sublinhou que as mudanças têm de ser feitas imediatamente porque há sistemas na rede "que funcionam com disquetes".

"Os sistemas que usamos são muito antigos", reforçou, apelando ao Congresso que fosse mais célere. "Não podemos esperar quatro anos, seis anos, 10 anos. Temos de o fazer agora mesmo", apelou.

Leia Também: Passageiros recordam momento em que avião capotou em Toronto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas