Em comunicado, a autarquia explica que a campanha "Para além de dar, já está a ajudar", a cargo da empresa municipal Porto Ambiente e do EcoPorto -- Centro para a Circularidade da cidade do Porto, pretende "sensibilizar os munícipes para a doação de bens que podem ser recuperados ou reparados e entregues a quem mais precisa".
A autarquia explica que eletrodomésticos, peças de mobiliário ou material informático podem ser entregues no Ecocentro da Prelada, onde funciona o EcoPorto, e que depois "uma equipa especializada" vai recuperar os bens doados, que serão depois encaminhados para instituições de cariz social e/ou pessoas que deles necessitem.
Desde setembro, mês em que entrou em funcionamento, o EcoPorto já reparou mais de 250 objetos, maioritariamente cadeiras, aspiradores, micro-ondas, candeeiros e estantes, "que, após reparados, foram entregues a instituições e munícipes, proporcionando uma segunda vida a produtos, que, de outra forma, seriam descartados".
Em menos de três meses, salienta a autarquia, o trabalho realizado pelas equipas do EcoPorto "permitiu evitar a emissão de cerca de 5,4 toneladas de CO2 e a reutilização de 1,3 toneladas de equipamentos elétricos e eletrónicos e de mobiliário, promovendo a recirculação e prolongando o ciclo de vida dos materiais".
Além da entrega no EcoPorto, a autarquia disponibiliza ainda a possibilidade dos bens doados serem recolhidos de forma gratuita, sendo, para isso, necessário contactar os serviços através da Linha Porto pelo número 220 100 220.
Leia Também: Luís Marques Mendes? "Daria um excecional candidato" a Belém