No final da reunião com o Presidente da República, por videoconferência, Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS, fez uma declaração aos jornalistas onde começou por dar ênfase ao "contexto escolar". "O partido continua a alertar que é necessário planear e proteger mais e melhor".
"Hoje foram relevados dados que nos preocupam muito: até agora, só foi testada uma população escolar inferior a 0.1% e, até ao final da próxima semana, espera-se que sejam vacinados 28% dos professores e do pessoal educativo", considerou.
Para o presidente dos centristas, esta é uma "forma muito pouco prudente de planear o período de reabertura parcial das escolas, que não deixa sossegados nem as famílias nem a comunidade escolar".
Outro dos temas focados foi a "preocupação" do CDS com a "diminuição da testagem PCR", com o partido a "repetir que é preciso que o Governo contrarie esta tendência".
"Por último, queríamos apontar que é urgente reforçar o controlo fronteiriço para que não disseminemos novas variantes do vírus em Portugal, nomeadamente vindas de países com os quais temos particulares relações de proximidade", terminou Francisco Rodrigues dos Santos.
[Notícia atualizada às 19h23]
Leia Também: Pedro Morais Soares substitui João Gonçalves Pereira na bancada do CDS-PP