Álvaro Beleza, no programa ‘Falar Claro’, da Rádio Renascença, analisou o cenário do país, caso o Presidente da República não pretenda nomear António Costa para primeiro-ministro. Na opinião do socialista, se Cavaco Silva não indigitar António Costa, há a necessidade de “dar voz ao povo”, com novas eleições legislativas.
A solução de Beleza seria marcar eleições legislativas para o mesmo dia das presidenciais, no início de 2016.
“Se o PS apresentar ao Presidente da República uma proposta de Governo sólida para uma legislatura, de coligação com os partidos à Esquerda do PS e se o Presidente não aceitasse empossar esse Governo, eu acho que entramos aqui num problema de bloqueio e para bloqueio só há uma solução: É dar voz ao povo”, elucida o socialista.
Desta forma, Beleza ressalva ainda que as eleições deveriam ter uma “bipolarização” que poderia “até [ser] saudável”. “O PS poderia até apresentar-se em coligação com os partidos à Esquerda e a Direita apresentava-se coligada”, realça.
O membro do PS acredita que o partido “está absolutamente convencido que ganhará essas eleições [legislativas]”. “Em Portugal tem havido sempre uma maioria de esquerda, é natural que ganhássemos essas eleições”, diz Álvaro Beleza.