Álvaro Beleza continua a estar contra o acordo à Esquerda protagonizado pelo líder do seu partido. Embora considere o acordo “perigoso”, o deputado ‘rosa’ defende que a acontecer, o governo que se irá constituir deverá integrar membros de todos os partidos.
“Temos dito a mesma coisa há muito tempo: o PS, que é do socialismo democrático, deve ter sempre como pretensão ganhar, como já ganhou; com maioria absoluta, como já teve; e ser reformista, como já foi. A liderança do partido quer ir por outro caminho e fazer um entendimento à esquerda”, constatou, à chegada ao Hotel Altis, em Lisboa, onde hoje se realiza a Comissão Nacional do partido.
Álvaro Beleza lembrou, de forma a sustentar o seu receio com este acordo, que este integra “partidos que fizeram do PS o seu principal inimigo nos últimos 40 anos".
Por isso, vê o acordo como algo “perigoso”, mas defende que em caso de formação do Governo, este deve integrar membros de todos os partidos.
“A haver esse caminho, que é perigoso, só se garante a estabilidade com todos os partidos no Governo.”, disse, referindo que isso será fácil em áreas como a “saúde, a cultura e segurança social”, mas nunca em áreas como a “ de economia e finanças ou em áreas europeias”.
Voltando a reforçar que o caminho escolhido por António Costa “é errado”, o ex-dirigente socialista defendeu que os que estão contra este acordo continuarão a apoiar o partido, devendo ser “a voz da moderação e da prudência”.