Em 2024, o investimento direto do exterior em Portugal (IDE) foi de 13,2 mil milhões de euros, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Os países europeus foram os que mais investiram em Portugal neste período - quais?
"Numa perspetiva de contraparte imediata, os países europeus foram os que mais investiram em Portugal neste período, com destaque para Espanha (3,8 mil milhões de euros), Luxemburgo (3,1 mil milhões de euros) e Países Baixos (1,4 mil milhões de euros)", pode ler-se no comunicado do supervisor da banca.
O BdP revela que, "em 2024, as transações de IDE totalizaram 13,2 mil milhões de euros (11,1 mil milhões em 2023), devido sobretudo ao investimento realizado no capital de entidades portuguesas (11,1 mil milhões de euros)".
"As transações de IDE refletem também um contributo significativo do investimento imobiliário, no valor de 3,5 mil milhões de euros", é ainda referido.
Já as transações de investimento direto de Portugal no exterior (IPE), em 2024, "totalizaram 7,2 mil milhões de euros (5,7 mil milhões de euros em 2023)".
"Numa perspetiva de contraparte imediata, destacou-se o investimento realizado em entidades residentes em países do continente europeu, em particular, nos Países Baixos (1,8 mil milhões de euros), em Espanha (1,1 mil milhões de euros) e no Luxemburgo (1,1 mil milhões de euros)", pode ler-se.
Leia Também: Mercedes arranque testes de Fórmula 1 na liderança