O elixir oral que usa pode estar a ser o responsável pela pressão arterial mais alta. Poderá achar que não existe relação, mas a verdade é que existem estudos que o comprovam. Ao 'website' Well+Good um cardiologista revela se existe, ou não, motivo de alarme.
Segundo um estudo de 2020, publicado na Blood Pressure, pessoas que usam elixir entre duas ou mais vezes por dia têm um maior risco de hipertensão. "Um microbioma oral saudável está ligado a um sistema cardiovascular saudável", começa por dizer o cardiologista John Higgins.
"O elixir pode interromper esse equilíbrio de bactérias na boca, o que pode levar a possíveis complicações como pressão alta", continua. Além de eliminar as bactérias más, pode também afetar as bactérias boas, o que acaba por afetar a pressão arterial.
Apesar de alguns estudos apoiarem esta teoria, a verdade é que precisam de ser feitos mais testes para perceber se existe de facto alguma casualidade.
Assim, deve deixar de usar o elixir? "Precisamos de mais estudos para confirmar se há uma ligação real entre elixir e a pressão alta", acrescenta.
Afirma também que podem existir mais pessoas em risco de desenvolver hipertensão com o uso de elixir, como é o caso do histórico familiar, pessoas com problemas cardíacos ou com diabetes.
Leia Também: Médico alerta para condição que pode aumentar risco de demência