Pode nunca saber bem quando é que precisa de trocar a sua roupa interior. Contudo, o melhor é fazê-lo quando notar que passam a ser desconfortáveis e não só. No caso das mulheres, por exemplo, podem estar em risco de virem a ter problemas vaginais.
O 'website' Well+Good falou com a obstetra e ginecologista Anna Cabeca e com a dermatologista Lindsey Zubritsky para perceber quando precisa de fazer a trocar e o que pode acontecer.
"Embora não exista uma regra rígida sobre quando substituir roupas íntimas, provavelmente é uma boa ideia descartá-las após cerca de um ano de uso", começa por dizer Anna Cabeca. Poderá sempre variar dependo do uso, mas existem alguns sinais que revelam estar na hora de comprar novas.
"Deve substituir a sua roupa íntima se perdeu a elasticidade ou o formato, se notar furos, rasgos, se existirem manchas ou odores persistentes que não desaparecem após a lavagem adequada", continua.
Explica que algumas roupas íntimas podem acabar por ficar com bactérias e odores fortes mesmo após a lavagem.
"São bactérias que podem multiplicar-se e causar infeções urinárias, por exemplo." Pode ainda trazer problemas de pele. "Com o tempo, as roupas íntimas podem acumular odor, suor, bactérias e fungos que podem levar à irritação da pele em áreas sensíveis", diz Lindsey Zubritsky.
Leia Também: Cinco anos depois, está resolvido mais um quebra-cabeças sobre a Covid-19