O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak considerou, esta quinta-feira, que o presidente russo, Vladimir Putin, ficará conhecido como “o último imperador, que levou ao colapso e queda do império”.
“Tenham cuidado com os vossos desejos”, começou por afirmar o conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky.
“Putin sonhou entrar para a História como um grande conquistador, mas irá cair como um grande ponto negro - o último imperador, que levou ao colapso e queda do império”, disse, acrescentando que “as gerações futuras não irão estudar as suas vitórias, mas os seus erros e crimes”.
Be careful with your wishes. Putin dreamed of going down in history as a great conqueror, but he will go down as a big dark spot – the last emperor, who led to the collapse and fall of the empire. Future generations will not be studying his victories, but his mistakes and crimes.
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) October 27, 2022
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que cerca de seis mil civis morreram e quase dez mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.
Leia Também: Kremlin acusa Kyiv de abandonar negociações "sob ordem" dos EUA