O suposto líder de uma milícia, Sérgio Rodrigues da Costa Silva, de 44 anos, foi assassinado, no domingo, na esplanada de um bar à beira-mar, na Praia do Recreio, no Rio de Janeiro, Brasil.
Segundo a agência Associated Press (AP) e outros meios locais, Sérgio 'Bomba', como era conhecido, foi morto a tiro, num bar da Zona Oeste do Rio, por um homem não identificado. A área foi isolada pelas autoridades para investigar a ocorrência.
O homem seria o líder de uma milícia que se dedicaria, alegadamente, a extorquir residentes em troca de proteção e a lidar com veículos roubados e imobiliário, entre outras atividades ilegais.
Segundo a AP, citando um estudo de 2022 da organização sem fins lucrativos Fogo Cruzado, bem como uma investigação com foco em segurança da Universidade Federal Fluminense, mais de 10% dos 12 milhões de residentes da região metropolitana do Rio de Janeiro vivem em áreas controladas por milícias.
Estes grupos, que nasceram na década de 90, formados principalmente por antigos agentes da autoridade, soldados e bombeiros, controlam, concluiu o estudo, um quarto dos bairros da cidade do Rio de Janeiro, totalizando mais da metade de seu território.
Leia Também: Detido suspeito de matar fundador de galeria de arte de Nova Iorque