Jordânia abre fronteira para camiões de mercadorias entrarem na Síria

A Jordânia anunciou que abriu hoje a fronteira com a Síria para a entrada de camiões de mercadorias, depois de ter encerrado a passagem há quase duas semanas devido à ofensiva rebelde que derrubou o Presidente sírio Bashar al-Assad.

Notícia

© KHALIL MAZRAAWI/afp/AFP via Getty Images

Lusa
18/12/2024 09:38 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

O Ministro da Indústria e Comércio jordano, Yarub al-Qudah, garantiu que esta decisão "ajudará o fluxo de mercadorias entre a Jordânia e a Síria através da passagem de fronteira de Jaber", segundo a agência de notícias oficial jordana Petra.

 

Da mesma forma, entre outras medidas tomadas, "os produtores jordanos poderão exportar os seus produtos para a Síria" a partir de hoje, disse o ministro jordano, acrescentando que a decisão da Síria de cancelar "todos os tipos de impostos e alfândega que eram anteriormente pagos na travessia de Jaber facilitará o processo de intercâmbio comercial entre os dois países".

Al-Qudah afirmou ainda que visitará a referida passagem para "constatar a realidade do regresso do movimento de camiões à Síria".

Esta decisão foi aplaudida pela Câmara de Comércio da Jordânia e pela Câmara da Indústria, concordando que, dadas as decisões tomadas por ambos os países, haverá a possibilidade de "aumentar o volume de produtos jordanos que entram na Síria durante o próximo período".

Durante 12 dias, a Jordânia proibiu a entrada de camiões comerciais jordanos na Síria, embora veículos com ajuda humanitária tenham entrado pela passagem fronteiriça.

Até hoje, a Jordânia só permitia o regresso de camiões jordanos da Síria, no caso de terem ficado encurralados durante a ofensiva insurgente que começou em 27 de novembro e que, em apenas doze dias, acabou por derrubar o Presidente Bashar al-Assad, agora exilado na Rússia.

Leia Também: Hamas condena operações das forças de segurança palestinianas em Jenin

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas