Com 42 pessoas a bordo, o veículo despistou-se no município de Tangua, no departamento de Narino, na fronteira com o Equador.
O autocarro viajava entre Cali, capital do departamento de Valle del Cauca, e Ipiales, em Narino, e caiu por um precipício de 150 metros.
De acordo com os bombeiros de Ipiales, o veículo transportava turistas do Valle del Cauca que se dirigiam o Santuário de Las Lajas, localizado a 2.900 metros de altitude, no desfiladeiro do rio Guáitara, a cerca de sete quilómetros da fronteira com o Equador.
Os feridos foram enviados para hospitais de Pasto e Ipiales.
O Presidente colombiano, Gustavo Petro, lamentou o acidente e garantiu que a polícia ficou responsável pela situação, dando conta de 11 vítimas mortais.
"Temos um desastre rodoviário em Narino. Um autocarro turístico privado saiu da estrada, até agora, 11 mortos. É lamentável. A polícia está na liderança da operação de emergência", escreveu o chefe de Estado na sua conta da rede social X (antigo Twitter), cerca das 11:00 locais (16:00 em Lisboa).
As autoridades estão a investigar as causas do acidente, incluindo condições meteorológicas adversas e o estado da estrada, que podem ter contribuído para o acidente, bem como eventuais falhas mecânicas.
Leia Também: Traficante Fabio Ochoa é deportado para a Colômbia e sai em liberdade