O detido que fez cinco pessoas reféns esta sexta-feira na prisão de Arles, em França, já se entregou às autoridades, após negociação com as mesmas.
De acordo com a informação da polícia, citada pela Agência France-Presse (AFP), não houve feridos.
"O sequestrador rendeu-se. Não há feridos", revelaram.
O sequestro durou algumas horas e foram feitos cinco reféns, dos quais um era um guarda prisional e os restantes quatros médicos.
Durante a situação chegou a ser libertada, por volta das 15 horas locais, 14 horas em Lisboa, uma das reféns, uma psiquiatra.
🇫🇷 Fin de la prise d'otages à la prison d'Arles, le détenu s'est rendu, a annoncé la préfecture de police #AFP pic.twitter.com/T62Vsqnvcr
— Agence France-Presse (@afpfr) January 3, 2025
A tomada de reféns começou por volta das 10h15 (9h15 em Lisboa), na unidade de saúde do prédio central da prisão de Arles. O homem tinha ainda na sua posse uma arma branca. de fabrico caseiro.
Na rede social X, o ministro da Justiça, Gérald Darmanin, confirmou que "o sequestrador da prisão de Arles" tinha sido detido.
"Ninguém ficou ferido. Obrigado às equipas da administração penitenciária e aos agentes da polícia de choque pela sua intervenção", acrescentou.
Le preneur d’otage de la maison centrale d’Arles a été interpellé à l’instant. Aucun blessé. Merci aux équipes de l’administration pénitentiaire et aux policiers du RAID pour leur intervention.@BrunoRetailleau
— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) January 3, 2025
Quem é o autor do sequestro?
Segundo as publicações francesas, o suspeito é um homem, de 37 anos, que sofre de "significantes perturbações psiquiátricas" e que não tem um "perfil terrorista".
De acordo com o que a imprensa adiantou inicialmente, citando uma fonte próxima o caso, o homem, condenado por violação à mão armada, queria "mudar de prisão". A mesma fonte adiantou que o homem deveria ser libertado em 2031.
Veja as imagens na galeria acima.
[Notícia atualizada às 15h24]
Leia Também: Libertada uma das cinco pessoas reféns de um detido numa prisão em França