Um sismo com uma magnitude preliminar de 6,8, na escala de Richter, atingiu o sudoeste do Japão, esta segunda-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).
Já, de acordo com a agência meteorológica do Japão, a província de Miyazaki - onde se concentrou o terramoto na ilha de Kyushu - e a província de Kochi emitiram um alerta de tsunami. A agência alertou ainda para possíveis ondas até um metro, que, ao contrário da USGS, adianta que a magnitude do terramoto terá sido de 6,9.
O terramoto foi sentido pelas 21h19 desta segunda-feira (12h19, em Lisboa) e, segundo a Associated Press, ainda não se conhece a extensão dos danos.
Através de uma publicação na rede social X, as autoridades pediram ainda à população para que "não entrem no mar" e se mantenham afastados da costa.
13日21時29分現在、津波注意報発表中。津波は繰り返し襲ってきます。注意報が解除されるまで海に入ったり海岸に近づいたりしないようにしてください。最新の情報はこちらからご確認ください。https://t.co/Sw2dlt3oAe#いのちとくらしをまもる防災減災
— 気象庁防災情報 (@JMA_bousai) January 13, 2025
🇯🇵#JAPÓN #URGENTE | Así se percibió el #sismo de magnitud 6.9 que tuvo su epicentro en #Miyazaki, en la isla de #Kyushu. Las autoridades emitieron una alerta de #tsunami. #RochexRB27 pic.twitter.com/HGr21Mq2A3
— Rochex R. Robinson Bonilla (@RochexRB27) January 13, 2025
Breaking News 🇯🇵
— FatBoy Drew (@FatSavage11) January 13, 2025
JAPAN EARTHQUAKE UPDATE
In the CCTV footage from Miyazaki, Japan, a huge 6.8 earthquake shakes everything up. Buildings are rocking back and forth like they're about to fall over.
It's like watching a horror movie, where the earth itself is trying to… pic.twitter.com/MXlXtf7UdL
JUST IN 🇯🇵️
— FatBoy Drew (@FatSavage11) January 13, 2025
JAPAN EARTHQUAKE UPDATE
Witness the power of Japan’s 6.9 Earthquake in a Bullet Train Station.
I’m glad no one was harmed. pic.twitter.com/ZYe8H9GIn7
O Japão é frequentemente atingido por terramotos devido à sua localização ao longo do "Anel de Fogo", um arco de vulcões e linhas de falha na bacia do Pacífico.
[Notícia atualizada às 15h00]
Leia Também: Sismo de 2,3 na escala de Richter sentido na ilha açoriana de São Miguel