ONU: Pelo menos 900 mortos nos combates pelo controlo de Goma

Pelo menos 900 corpos foram recuperados após dias de combates na cidade de Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), anunciou hoje a ONU.

Notícia

© Lusa

Lusa
03/02/2025 18:47 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

ONU

Os combates da semana passada opuseram as forças governamentais democrático-congolesas ao movimento rebelde M23, apoiado pelo Ruanda.

 

O novo número foi avançado pelo Escritório da ONU para a Coordenação da Ajuda Humanitária (OCHA, na sigla em inglês), que anteriormente tinha reportado 773 mortos. Acrescentou que os confrontos provocaram ainda 2.900 feridos.

O último relatório publicado pelo OCHA alerta para o facto de "muitos cadáveres continuarem a cobrir as ruas da cidade".

Hoje completa-se uma semana desde que, após vários dias de intensos combates, o M23 conseguiu ocupar a estratégica cidade de Goma, capital da província de Kivu Norte, com cerca de dois milhões de habitantes e onde estão sediadas organizações não-governamentais internacionais e instituições das Nações Unidas.

De acordo com os peritos da ONU, o M23 é apoiado por cerca de 4 mil soldados do vizinho Ruanda, muito mais do que em 2012, quando capturaram Goma pela primeira vez.

O movimento rebelde é o mais poderoso dos mais de 100 grupos armados que disputam o controlo do leste da RDCongo, país vizinho de Angola rico em minerais, que possui vastos depósitos essenciais para grande parte da tecnologia mundial.

Leia Também: Tiroteio faz um morto à porta dos escritórios da ONU em Cabul

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas