O secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Hussein al-Sheikh - que se reuniu hoje em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, com Roberta Metsola no âmbito da visita da presidente do PE a Israel e aos territórios palestinianos ocupados - afirmou na rede social X que ambos concordaram em rejeitar "qualquer tentativa de deslocação forçada" da população palestiniana.
Os dois representantes "sublinharam a unidade do território palestiniano na Cisjordânia e na Faixa de Gaza como base para qualquer solução política justa e sustentável", afirmou al-Sheikh.
Segundo o líder da OLP, ambos debateram igualmente a escalada militar israelita na Cisjordânia ocupada, onde uma operação maciça contra as milícias palestinianas no norte do território já causou a morte de mais de 30 pessoas, incluindo várias crianças.
A presidente do PE deslocou-se hoje à Cisjordânia depois de ter visitado na quinta-feira a Faixa de Gaza, onde supervisionou a entrada de ajuda humanitária no enclave durante o cessar-fogo entre Israel e o grupo islâmico Hamas.
Antes disso, Metsola reuniu-se em Jerusalém com o presidente do parlamento israelita, Amir Ohana, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Gideon Saar.
"A prioridade do Parlamento Europeu é garantir que todos os reféns sejam libertados, que o cessar-fogo seja mantido e que a ajuda humanitária seja aumentada", disse na quinta-feira Metsola na rede social X.
Leia Também: Presidente do Parlamento Europeu visita Israel e territórios ocupados