Hamas revela nomes de reféns que vai libertar amanhã. Um é luso-israelita

Omer Shem-Tov é luso-israelita. Foi raptado pelo Hamas no ataque de 7 de Outubro.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
21/02/2025 11:10 ‧ ontem por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Médio Oriente

As Brigadas Qassam, o braço armado do Hamas, já confirmou os nomes dos seis reféns que irá libertar amanhã, sábado, na Faixa de Gaza: são eles Eliya Cohen, Omer Shem-Tov, Omer Wenkert, Tal Shoham, Avera Mengistu e Hisham al-Sayed, avança a Al Jazeera.

 

Mengistu e Al-Sayed estão cativos em Gaza há mais de uma década, aponta por sua vez o The Guardian, e os restantes reféns a libertar foram raptados no ataque de 7 de Outubro. Um deles, Omer Shem-Tov, agora com 22 anos, é luso-israelita. 

Segundo anunciou esta quarta-feira à Lusa o presidente da Comunidade Israelita do Porto (CIP), Gabriel Senderwicz, quando foi raptado pelo Hamas Omer "estava em processo de obtenção da nacionalidade e já a terá obtido, segundo a embaixadora de Portugal em Israel".

A libertação do "cidadão português" Omer Shem-Tov "será uma grande alegria para a família de Omer, em especial o seu pai, Malki Shem Tov, que é cidadão português de pleno direito, por pertencer a uma família sefardita tradicional marroquina, com os sobrenomes Hassan e Eskenazi", acrescentou.

Segundo o dirigente da CIP, que certificou a origem sefardita, "há registos desta família no cemitério britânico da Estrela, em Lisboa, uma vez que alguns dos seus membros retornaram a Portugal depois da Inquisição".

Luso-israelita entre reféns que serão libertados pelo Hamas no sábado

Luso-israelita entre reféns que serão libertados pelo Hamas no sábado

Um dos seis reféns israelitas que deverão ser libertados no próximo sábado pelo movimento extremista Hamas é um cidadão com nacionalidade portuguesa, anunciou hoje o presidente da Comunidade Israelita do Porto (CIP).

Lusa | 12:42 - 19/02/2025

Omer terá falado pela última vez com os pais por volta das 10 horas de 7 de outubro, parecendo estar em pânico com as informações que circulavam, dando conta de mortes e raptos do Hamas na zona.

Depois de entrar no carro de um amigo, partilhou com a família a localização em tempo real. Os pais repararam que o carro seguia em direção a Gaza e, pouco depois, perderam o rasto do filho.

Mais tarde, viram um vídeo do Hamas, que tinha sido publicado no Telegram, e que mostrava Omer Shem-Tov e o amigo deitados no chão, na Faixa de Gaza.

Pouco se sabe sobre o estado de saúde do programador informático.

[Notícia atualizada às 11h30]

Leia Também: Quem é Omer Shem Tov, o próximo refém luso-israelita a ser libertado?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas