Marcelo Rebelo de Sousa está na Eslovénia, numa visita que assinala um encontro com o país que sucede a Portugal na presidência da União Europeia (UE).
O chefe de Estado português começou por lembrar que a "Europa não é só uma ideia, mas milhões de corpos", o que significa que "uma melhor Europa, é uma melhor vida para milhões de europeus". Para que isso seja possível, defendeu, é necessária "a aprovação, logo que possível, dos planos de PRR [Planos de Recuperação e Resiliência] que estão em condições de ser aprovados, a libertação de fundos, o arranque mais rápido da economia e do equilibro da sociedade".
Considerando que a presidência da Eslovénia "vai ser um sucesso", Marcelo disse que o "sonho europeu tem de ser acompanhado de realidade" e considerou que Portugal deixou um bom legado para ser seguido pela futura presidência da UE.
"Nós criámos condições de estabilidade institucional, remámos todos na mesma direção, não apagámos a democracia nem as diferenças, mas soubemos distinguir o que era o nosso desafio na presidência do que eram os problemas do dia a dia", lembrou Marcelo Rebelo de Sousa, considerando que o "exemplo de estabilidade" que é o presidente esloveno, bem como a sabedoria do seu povo, farão com que "a presidência eslovena seja um sucesso a todos níveis".
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou ainda o seu homólogo esloveno e "querido amigo", Borut Pahor, a visitar Portugal, afirmando que é "preciso continuar a aprofundar" as relações entre os dois países.
"Eu convidei o Presidente Borut Pahor a ir a Portugal e ele aceitou. Ficou de dizer quando é que o meu amigo Borut irá a Portugal, no meio dos afazeres da presidência eslovena, porque é preciso continuar a aprofundar estas relações", anunciou Marcelo Rebelo de Sousa.
Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que é preciso ir "mais longe" no conhecimento recíproco entre a cultura eslovena e portuguesa, e nomeadamente na área da "educação", "qualificação", "digital", "energia" e "cooperação económica e financeira".
"Estas relações estão a crescer, isto também é a Europa: a Europa faz-se de se conhecer a Europa, aqueles que podem conhecer, e aqueles que nunca pensaram poder conhecer, mas que, através da escola, através de programas de cooperação profissional, aqui veem e aqui virão mais no futuro", apontou Marcelo Rebelo de Sousa.
Marcelo Rebelo de Sousa falava em conferência de imprensa no Palácio Presidencial esloveno, onde se reuniu com o Presidente da Eslovénia, Borut Pahor, e onde ofereceu ao seu homólogo o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique, a mais alta condecoração oferecida pelo Estado português a civis, tendo recebido, reciprocamente, a Ordem de Mérito eslovena para Serviços Distinguidos.
[Notícia atualizada às 13h02]
Leia Também: Marcelo Rebelo de Sousa começa hoje visita oficial à Eslovénia